Equipe


BATISTA, G. A.

Sobre Gabriel

Meu nome é Gabriel de Almeida Batista, sou fascinado em aprender coisas novas e sou engenheiro de software Node.js e Microsoft.NET Framework/Core. Os meus hobbies é um conjunto de programação, música e leitura de livros de inúmeros assuntos (como gestão de projetos, ficção, investimento, psicologia, empreendedorismo, filosofia, entre outros).

Academicamente, possuo técnico em Programação de Jogos Digitais, pelo Centro Universitário e Colégio Carlos Drummond de Andrade, bacharelado em Ciência da Computação e pós-graduação em Engenharia de Software pela Universidade Paulista (UNIP), e pós-graduação em Arquitetura e Desenvolvimento na Plataforma .NET pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP). Ao decorrer da minha vida acadêmica, desenvolvi alguns projetos como jogos (Java SE), ferramentas de comunicação por chamada de voz (Java SE e JavaFX), sistema de análise de complexidade de algoritmo (Java SE e Windows Builder), sistema de criptografia (C e RC4), sistema de reconhecimento facial (C#, WPF e Emgu CV), apresentei dois projetos em feiras que ocorreram no campus Tatuapé e desenvolvi um protótipo de um dispositivo para apoio de reconhecimento de câncer de pele do tipo melanoma (Python, OpenCV, scikit-learn e Raspberry Pi 3 model B), do qual veria a obter nota 9.8, o título de melhor TCC do ano e ser tornar o TCC com a maior nota da história do campus Tatuapé, na área da Ciência da Computação, e geraria um artigo publicado e apresentado na 20ª Conferência Internacional de Ciência e Aplicações Computacionais (ICCSA 2020).

Profissionalmente, desenvolvo sistemas, APIs e chatbots, nas plataformas .NET Framework, .NET Core, Node.js, Nest.js, Adonis.js, Microsoft Bot Framework e Natural Language Processing (LUIS - Microsoft, Watson Assistant - IBM e Dialogflow - Google), com acesso a banco de dados relacionais (SQL) e não relacionais (NoSQL), e hospeado em plataforma de computação em nuvem (Microsoft Azure, Google Cloud, IBM Cloud e Amazon Web Services). Atualmente, sou engenheiro de software na XP Inc. e possuo conhecimentos práticos em gerenciamento e gestão  de projetos (Scrum, Kanban, XP e PMI), linguagem de modelagem (UML e BPMN), orientação a objetos, design patterns, arquitetura de sistemas, tecnologias e frameworks diversos, como ASP.NET MVC 5, ASP.NET Core MVC, Entity Framework Core e 6, ASP.NET Core Identity, Nest.js, Adonis.js, Identity Server, Bot Framework e muito mais.
t in Git A YT




CRUZ, C.

Sobre Clederson

Eu me chamo Clederson Cruz, sou apaixonado em aprender coisas novas e principalmente em compartilhá-las, que é o motivo pelo qual escrevo neste blog. Os meus gostos pessoais envolvem programação, jogos, assistir animes e ler livros diversos (como psicologia, história, ficção científica, poemas, crônicas etc.).

Sobre a minha vida acadêmica, sou pós-graduado (MBA) em Tecnologia e Inovação pela Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza; graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (2018) e técnico em Programação de Jogos Digitais pelo Centro Universitário e Colégio Carlos Drummond de Andrade (2014). Na faculdade trabalhei como monitor de Cálculo Diferencial e Integral por um ano, participei de maratonas de programação (INTERFATEC) e tive um artigo publicado nos anais do 1º Encontro de Gestão e Tecnologia (ENGETEC) intitulado "Vigilantismo e Sociedade: controle e poder na era da internet". Ainda na faculdade criei alguns projetos como um sistema de análise comportamental (baseado nos estudos de Ned Herrmann, com Java SE), uma mini rede social para estudantes (Java EE) — similar ao Brainly, do qual faço parte — e concluí minha formação com a construção de um Sistema de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso, escrito em Python.

Profissionalmente trabalho como analista de sistemas em uma consultoria para desenvolver soluções utilizando boas práticas da Engenharia de Software, dentro do modelo Ágil. Possuo experiência em Big Data, tendo trabalhado dentro do Centro Tecnológico de um banco em arquitetura Fast Data com tecnologias como Cloudera, NiFi, Kafka, Spark Streaming e ScyllaDB (dentre outras); integrações de sistema, tendo começado com CRMs e ERPs da Oracle como Netsuite, Sales Cloud e RightNow (Service Cloud) em C# e Java; desenvolvimento de aplicações web e webservices também com Java, utilizando Spring Framework, Maven, Hibernate e tecnologias atuais do mercado sobre o ecossistema Java com bancos como Postgres e MySQL; por fim, também possuo experiência em Quality Assurance, tendo trabalhado dentro uma operadora de telecom como analista de testes de software tanto funcionalmente quanto com automatização.




FAURA, G.

Sobre Guilherme

Meu nome é Guilherme Almino Carvalho Faura, eu amo ciência (principalmente a física). Realmente gosto de encontrar maneiras de explicar isso para os outros de formas mais humanas e simples.

Historicamente falando, venho de uma escola pública de uma cidade pequena do interior de São Paulo. Eu me sentia estúpido o tempo todo pela falta de rigorosidade do sistema de educação brasileiro e pelos cortes de verbas de pesquisa que eu lia nos jornais acontecendo. Esse sentimento de angústia me motivou a ser autodidata e criar muita curiosidade sobre ciência. Desde então, decidi que iria me dedicar bastante para ser um futuro professor e pesquisador de Física. Por essa razão, tento sempre produzir ou promover conteúdo cientifico gratuito para as pessoas e desmistificar conspirações de movimentos anti-ciência.

Conspirações foram feitas para serem desmistificadas, não acreditadas. Eu luto pela educação. Eu luto pela ciência. E eu luto principalmente por aqueles que não tiveram acesso a elas.